I'M ON FIRE

Basket é um modalidadi kompletu ki ta fladu. É ta pou utiliza pratikamenti tudu muskulu di bu korpo. Principalmenti cérebro. Bu ta corri. Bu ta salta. Bu ta sprinta. Bu ta roda. Bu ta stica. Bu ta pensa. Bu ta analisa. Midjor di tudu, bu ta trabadja em equipa. Tudu ta ataka. Tudu ta difendi. Ami n kumesa juga basket ku 8/9 anu na B.B.K.N (Basketebol Bairro Kwame N'Krume) antigamenti. Saber mais...

sexta-feira, 23 de maio de 2008

1-2-3 DO BASQUETEBOL




























































OBJECTIVO DO JOGO
O objetivo do jogo é introduzir a bola no cesto da equipa adversária (marcando pontos) e, simultaneamente, evitar que esta seja introduzida no próprio cesto, respeitando as regras do jogo. A equipa que obtiver mais pontos no fim do jogo, vence.
A competição é dirigida por:
▪ Três árbitros – têm como função assegurarem o cumprimento das regras do jogo.
▪ Um marcador e o seu auxiliar – têm como funções o preenchimento do boletim de jogo, onde registram os pontos marcados, as faltas pessoais e técnicas, etc.
▪ O cronometrista – verifica o tempo de jogo e os descontos de tempo
▪ Um operador de vinte e quatro segundos – controla os 24 segundos que cada equipe dispõe para a execução de uma jogada.

POSIÇÕES
São usadas, geralmente, no basquete, três posições: extremos, pivôs e distribuidor. Na maioria das equipas temos dois extremos, dois pivôs e um distribuidor.
Distribuidor ou base é como o cérebro da equipa. Planeja as jogadas e geralmente começa com a bola.
Extremos ou alas jogam pelos cantos. A função do extremo muda bastante. Ele pode ajudar o base, ou fazer muitos cestos.
Pivôs ou postes são, na maioria das vezes, os mais altos. Com a sua altura, ganham muitos ressaltos, fazem muitos afundaços (smash) e alleyhoops, e na defesa ajudam muito com os desarmes.

Sem comentários: